googlebot
Em SEO, quando falamos de Googlebot, nos referimos ao robô do Google que é responsável por rastrear as diferentes páginas da web acessíveis para ver seu conteúdo, classificá-lo e indexá-lo no índice da página de resultados.
Eles também são conhecidos como aranhas ou bots, e todos os mecanismos de pesquisa os possuem. No caso do Google chama-se Googlebot, que além de ter a capacidade de indexar e rastrear sites, também pode extrair informações de seus arquivos, sejam eles PDF, XLS, DOC, entre outros.
Como o Googlebot funciona?
O robô do Google precisa de uma série de recursos, pois precisa rastrear continuamente milhões de páginas, e faz isso por meio de um rastreamento algorítmico fornecido por seus próprios programas de computador. Para fazer isso, eles definem cada um dos sites a serem rastreados e as páginas que devem ser exploradas em cada um deles ou quão profundo é o alcance na web e a frequência com que isso ocorre.
O mesmo robô se encarrega de baixar cópias das páginas que rastreia e faz o rastreamento em alta velocidade para serem produzidas de diferentes lugares, pois tem a capacidade de distribuí-las para diferentes computadores, otimizando seu desempenho.
Seu principal objetivo é rastrear o maior número de sites sem saturar o servidor onde estão localizados e sem reduzir sua largura de banda.
Relevância do Googlebot para SEO
É muito importante ter conhecimento de como o Googlebot funciona para otimização de mecanismos de busca na web, não apenas na teoria, mas na prática. Portanto, é recomendável fornecer um novo URL ao rastreador .
Para isso, um ping é simplesmente enviado para a WWW. E o Googlebot mais cedo ou mais tarde encontrará seu endereço. Isso é o que lhe dá informações importantes sobre a estrutura da web e você saberá a URL a seguir. Sendo extremamente útil ao relançar um site.
O Googlebot pode ler diferentes conteúdos, não apenas texto, mas também imagens, por isso você deve estar muito atento ao desenvolvimento web do site
Vantagens oferecidas pelo bot do Google
A principal vantagem é que quando uma página é rastreada, esse bot indexará e armazenará o site para que possa oferecê-lo como resultado de pesquisa a todos os usuários quando perceber que será relevante. Concedendo assim visibilidade no índice SERP.
Por esse motivo, é necessário facilitar o acesso ao Googlebot de todo o conteúdo que será indexado e mostrado aos usuários, evitando o uso de formas de programação não acessíveis, como programação com tabelas, tecnologia flash ou implementadas corretamente àquelas que limitam a indexação como AJAX e JavaScrip.
Quando houver conteúdo que você não deseja que seja registrado pelo Google, a passagem do bot deve ser impedida através do arquivo robots.txt com a metatag robots ou com a inclusão de restrição com senhas ou IPs.
desvantagens
Existem situações em que o bot é um problema, como quando você não deseja que ele acesse partes do site, para o que é feito o mencionado anteriormente. Mas às vezes, mesmo que essa diretiva seja fornecida, o robô pula e acaba indexando o conteúdo indesejado.
Além disso, pode ser que o servidor seja limitado e a frequência de rastreamento seja um problema, para o qual deve ser indicado através do GSC ( Google Search Console ) para aumentar ou diminuir a frequência em que faz o rastreamento.
Caso o bot passe pouco tempo em um site, significa que ele não o considera muito relevante e a indexação do conteúdo, a vinculação e a popularidade devem ser aprimoradas, fatores que tornam um site relevante aos olhos do Google.